Por favor, responda o formulário abaixo para direcionarmos ao canal adequado de forma rápida e assetiva.
O aço forjado é aquecido a uma temperatura elevada até ficar com coloração que varia do laranja ao branco. Nesse ponto torna-se mais maleavel e pode ser moldado com prensas ou ferramentas. Depois da moldagem é resfriado de forma controlada (têmpera) e adquire dureza ou resistência. O forjamento a quente proporciona uma estrutura de grãos do aço mais uniforme e densa, resultando em maior resistência e durabilidade. Já o aço fundido é aquecido até derreter, se torna líquido e despejado em moldes onde ganha a forma final, por sua vez, pode apresentar porosidade e inclusões, o que pode afetar sua resistência. Em resumo, o aço forjado é mais resistente que o aço fundido.
O processo envolve aquecer o aço a uma temperatura específica e, em seguida, moldá-lo por meio de pressão ou impacto, utilizando ferramentas especiais.
A escolha do tipo de aço depende da aplicação. Os mais comuns são os aços carbono, aços liga e aços inoxidáveis. Na Balbinot é utilizado aços carbono especiais, que maximizam a resistência a quebra e abrasão.
Maior resistência mecânica, ductilidade, resistência à fadiga, melhor acabamento superficial e maior vida útil.
O aço forjado oferece uma combinação única de propriedades que o torna superior a outros materiais em diversas aplicações, como maior resistência, durabilidade e confiabilidade.